Receitas

Tradução

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Dezembro vermelho alerta para a prevenção ao vírus HIV


Ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids ocorrerá nesta sexta-feira, dia 1º.


Nos últimos anos, órgãos públicos e entidades da sociedade civil vêm conferindo cores aos meses do ano, como forma de promover campanhas e trazer à tona causas e lutas de interesse social, muitas delas voltadas à saúde. Com a adoção da tonalidade vermelha, por meio da Lei Municipal Nº. 7.961, sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes em abril de 2014, o mês de dezembro tem como mote a conscientização da população sobre a prevenção ao vírus HIV.

Durante o mês, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), realizará ações para prevenção, com orientações sobre os sintomas, transmissão e tratamento do HIV e distribuição de material impresso e preservativos. Também serão oferecidos testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. 

Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, ocasião em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a equipe do Cedap estará na Praça Dr. Blumenau, no Centro, para realizar atendimento à comunidade, das 9h às 17h. Na oportunidade, haverá a divulgação de informações sobre o HIV e os serviços prestados na rede municipal de saúde. Além disso, os profissionais da unidade promoverão testes rápidos gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os resultados serão conhecidos rapidamente, num período de 20 a 30 minutos.
Ao longo de dezembro, o Cedap também fará palestras para funcionários de órgãos públicos e empresas privadas. “O Cedap é a nossa unidade de referência para o tratamento de doenças como HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Tuberculose e Hanseníase. Infelizmente, temos percebido que a população, sobretudo o público mais jovem, voltou a se descuidar em relação ao vírus HIV. Temos cerca de 40 mil novos casos por ano no Brasil. Por isso, essa mobilização para conscientização sobre a doença é muito importante. Queremos, por meio do dezembro vermelho, alertar a população e reforçar a prevenção”, afirma a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar.

Números em Blumenau

Atualmente, o Cedap realiza atendimentos para cerca de 2,5 mil pessoas com HIV. Em média, de 30 a 34 novos casos de pessoas com o vírus são diagnosticados mensalmente pela unidade. Em 2017, já foram realizados 41,4 mil testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, o que representa 200 testes rápidos por dia.

Descentralização dos testes rápidos

A Secretaria de Promoção da Saúde está descentralizando a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Antes efetivados apenas no Cedap, os exames serão oferecidos também nos Ambulatórios Gerais de Blumenau. Para tanto, os profissionais que atuam nas unidades passaram por capacitação.
Essa medida tem como objetivo facilitar e aproximar o acesso da população aos testes rápidos. O diagnóstico precoce dessas doenças é muito importante para aumentarmos a efetividade do tratamento realizado pelo Cedap. O teste é gratuito e está disponível para toda a comunidade”, explica Maria Regina.

Iluminação alusiva ao dezembro vermelho

A partir desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, o prédio da Prefeitura Municipal, a Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro) e a Ponte Adolfo Konder irão receber iluminação na cor vermelha, em alusão à campanha.

Sobre o Cedap

Localizada na Rua Paraíba, 380, no bairro Victor Konder, a unidade abriga o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.
O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. A unidade atende pelos telefones 3381-7800 e 3381-6166.


Assessor de comunicação: Felipe Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário