Receitas

Tradução

terça-feira, 7 de maio de 2019

Dia do Artista Plástico é comemorado pela Fundação Cultural


Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fotos: Divulgação / FCB


Fundação Cultural, Museu de Arte e Bluap se unem para reconhecer proezas das belas artes.

Há 69 anos no dia 8 de maio se comemora o "Dia do Artista Plástico". Para celebrar a data e prestar as devidas homenagens, o MAB e a Fundação Cultural se juntaram à Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) nesta segunda-feira, dia 6, para fazer uma confraternização e tratar de assuntos da profissão.

Outro evento que integrará a comemoração é o Workshop de Pintura que será ministrado em 18 de maio pela artista Dulce Paladini. O curso é destinado a associados da Bluap, com vagas abertas à comunidade. “Com a soma desses esforços, a Fundação Cultural de Blumenau, o MAB e a Bluap parabenizam a todos os artistas plásticos pela diversidade de pensamento, pela esperança, pela capacidade de produzir e principalmente pela potência de seguir adiante”, comenta Mia Ávila.



A data

O dia 8 de maio foi escolhido para prestar homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu na data no ano de 1850 e foi considerado um dos artistas brasileiros mais importantes do século 19. Aos 19 anos de idade entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Le Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo.

Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador Dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição de arte no Salon Officiel des Artistes Français. O artista produziu cerca de 300 obras, e entre as mais famosas estão "Violeiro", "Picando Fumo" e "Caipiras Negociando", que retratam o dia a dia do homem do campo. Morreu assassinado no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário