quinta-feira, 25 de abril de 2019
Memória Digital: 200 anos Dr. Blumenau
No Brasil, suas ideias sobre a fundação de uma colônia estavam a todo vapor.
Dr. Blumenau foi um idealista que percebeu a posição precária de alguns segmentos da sociedade de sua época e angariou soluções, deixando para trás uma sociedade caracterizada por uma política repressiva e uma situação econômica precária, cenário em que a Alemanha se encontrava naquele tempo.
Em 1846 esteve pela primeira vez no Brasil, e suas ideias sobre a fundação de uma colônia estavam a todo vapor, sendo o objetivo principal de sua vida. No entanto, ele estava procurando, também, sua realização pessoal. Em memórias escritas por ele em 1897, afirma que era “atormentado por um anseio em relação a terras desconhecidas”.
Hermann Blumenau estava firme em seu propósito de emigrar, pois também se propunha a trabalhar como farmacêutico ou químico. Durante sua primeira permanência no Brasil, enquanto estudava as províncias do Rio Grande, Paraná e Santa Catarina, nas cartas dirigidas a seus pais, muitas vezes mencionava sobre o “sustento garantido”, seja como farmacêutico ou como empregado de uma fábrica de sabão.
Fonte: Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Blumenau, Hermann Bruno Otto, 1899 -1999, Um alemão nos trópicos: Dr. Blumenau e a política colonizadora no sul do Brasil. 1999.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário