Receitas

Tradução

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Exposição resgata trajes do folclore germânico


Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


Grupo Folclórico Alemão Eintracht compartilha a partir deste domingo, dia 28 de abril, o resultado de pesquisa e amor às tradições.

O Grupo Folclórico Alemão Eintracht (Eintrachtvolkstanzgruppe) traz a Blumenau uma nova exposição de trajes típicos. O grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweigerlandestracht, utilizado pelo Eintracht, em homenagem a Dr. Blumenau – fundador do município, e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho cultural do grupo. A abertura da mostra será neste domingo, dia 28 de abril, às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de danças folclóricas.

A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade. A ação faz parte do projeto Dança... Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital Número 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. “O projeto também levará um pouco da dança e da música folclórica alemã a deficientes visuais e idosos, além de fomentar atividades culturais ligadas à preservação de usos e costumes alemães”, explica a coordenadora do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg.

O projeto tem como destaques a preservação da originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe, a pesquisa de peças originais que valorizam a indumentária e a apresentação de danças e trajes autênticos para o público. A iniciativa amplia os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do município.

“A ideia surgiu logo após estudo mais aprofundado do traje. É uma sequência das pesquisas do grupo de dança, que se dedica também ao estudo de trajes germânicos. Quando se percebeu que o traje de Braunschweig (denominado Braunschweigerlandestracht, que significa traje do território - antigo ducado) tem variações no seu uso, verificou-se a viabilidade desta implementação”, complementa Jane. “Neste estudo, houve pesquisa in loco, informações foram obtidas com o grupo de dança alemão Die Steinbeckers, localizado em uma cidade próxima a Braunschweig, que forneceu as fontes de consulta”, explica.

Despertar das flores

Na abertura da exposição ocorre o levantamento do Maibaum e apresentação de dança folclórica do grupo Eintrachtvolkstanzgruppe e convidados, música pela Banda Musical Duque de Caxias, formada exclusivamente por crianças do bairro, comemorando os 120 anos do Clube Recreativo e Cultural Concórdia.

O evento vai arrecadar de alimentos não-perecíveis, que serão doados à Casa de Repouso Amor à Vida. “O Maibaum é uma comemoração típica da Europa que no mês de maio vê o despertar das flores, da vida, das plantas. Esta comemoração se dá, portanto, na primavera europeia. O Eintracht ligou esta comemoração ao dia 3 de maio que é a fundação da entidade. Nela dançamos, homenageamos e comemoramos a vida”, celebra Jane.

Exposição de trajes do acervo Eintrachtvolkstanzgruppe
Abertura: dia 28 de abril, das 9h30 às 11h30
Local: Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10.377, Itoupava Central)
Visitas: até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30
Entrada: gratuita e aberta à comunidade

Contrapartida social
Dia 11 de maio: das 21h30 às 22h, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht faz apresentação de dança folclórica na Sociedade Duque de Caxias (Rua Braço Francês, 1.715, Luís Alves)
Dia 6 de junho: das 9h30 às 10h30, apresentação na ação Folclore na Palma das Mãos, do Eintrachtvolkstanzgruppe, na Associação dos Cegos do Vale do Itajaí – Acevali (Rua Londrina, 30, Bairro Velha)
Dia 8 de junho: das 14h30 às 16h, apresentação de “Tarde Cultural com música e apresentação de dança folclórica”, na Casa de Repouso Amor à Vida (Rua Ricardo Paul, 277, Bairro Escola Agrícola), com entrega da coleta de alimentos não-perecíveis arrecadados durante o projeto Dança... Vida, Amor e Interação!

EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE
O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado em Blumenau no dia 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs. Desde então, o grupo cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia da Itoupava Central e possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos em duas categorias: adultos e infanto-juvenil. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/eintrachtvolkstanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário