Receitas

Tradução

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável iniciam




Por: 
Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima


Dentre as ações está a visita técnica à Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Nova Rússia de fato iniciou. Após ser apresentado e entregue à comunidade, no dia 26 de março, as ações propostas no Plano de Ação já começam a ser executadas.

Ocorreu nesta terça-feira, dia 16, a primeira reunião com moradores, secretarias e entidades integrantes do PDITS. O encontro ocorreu na antiga Escola Isolada Municipal Margarida Freygang. O local passou por um mutirão de limpeza e roçada e se tornou o Centro Multiuso da Nova Rússia, espaço que fica sob responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Faema) e conta com uma sala para sede do PDITS. A reunião foi o primeiro evento pós-lançamento do plano e teve o objetivo de alinhar a implantação das ações propostas no PDITS.

Dentre as ações está a visita técnica à Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. A viagem técnica está programada para ocorrer entre os dias 28 e 30 de abril. A intenção é visitar os municípios e conhecer os Caminhos de Pedra, rota que também teve um plano desenvolvido para fortalecer o turismo da região. A viagem técnica foi proposta pelo Sebrae com a intenção de qualificar os empreendedores da Nova Rússia por meio da apresentação de práticas exitosas no turismo cultural, agroturismo e comercialização turística nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Conforme explica a diretora de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e Lazer, Luisa Borda, as visitas técnicas terão foco de observação na valorização da identidade cultural local, estratégias de comercialização e comunicação para as rotas, além da organização coletiva e associativismo. “Serão visitados empreendimentos que hoje integram o roteiro turístico local e que também passaram por esse planejamento que estamos fazendo na Nova Rússia. Nossa intenção é fazer um estudo de caso da região que integra o roteiro e aplicar na Nova Rússia através do PDITS”, ressalta.

Sobre o PDITS

Apresentado no dia 26 de março de 2019, o plano vinha sendo desenvolvido desde março de 2018 e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau e o Sebrae. Foram realizados estudos preliminares na região da Nova Rússia, contando com diversas visitas aos atrativos turísticos, recantos, meios de hospedagens e estabelecimentos de alimentos e bebidas, sempre buscando mapear e caracterizar a oferta turística do local.

O PDITS conta com ações programadas por diversas entidades com o intuito de levar melhorias aos moradores da região da Nova Rússia. São ações voltadas ao desenvolvimento da região, que tem forte atuação no turismo sustentável do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário