Receitas

Tradução

segunda-feira, 1 de abril de 2019

6º Piquenique da Inclusão será no sábado, 6 de abril


Foto: Luciano Bernz | Blog Curtindo Blumenau (Arquivo)

Texto: Iuri Kindler | Assessoria de Imprensa

Hoje, terça-feira, dia 2 de abril, é celebrado internacionalmente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E tem palestra gratuita.


Em Blumenau, o Piquenique da Inclusão, que já se tornou um evento bastante esperando todos os anos, ocorre no sábado, dia 6 de abril, a partir das 15 horas, no grande jardim da Família Strelow, nos fundos da casa 111, da rua Carlos Roesel, na Itoupava Central. A expectativa são de 400 pessoas.



O Piquenique da Inclusão é um evento gratuito, organizado com recursos doados e segue o objetivo de integrar famílias e permitir que crianças com autismo ou com qualquer outra deficiência ou transtorno possam ter uma tarde cheia de diversão, brincando como gostam, sem se preocupar com olhares aversos, o que ainda é um fator que inibe muito a sociabilização.

"Eu espero pelo dia que o Piquenique da Inclusão se torne apenas um piquenique, sem a necessidade de existir para permitir que as famílias tenham, pelo menos uma vez no ano, um local para trazer seus filhos para se divertir sem se preocupar que outras pessoas irão ficar reparando qualquer diferença. No nosso piquenique qualquer pessoa é bem-vinda e só precisa trazer a alegria e a vontade de compartilhar sua tarde com outras pessoas" destaca Simone Gadotti Strelow, mãe de dois meninos autistas e que é a idealizadora do Piquenique da Inclusão.

Venha se divertir! 

No Piquenique da Inclusão as famílias levam a alimentação que irão consumir, toalhas para se sentar e vão encontrar um grande gramado de 800m² envolto de muitas árvores, com alguns grandes brinquedos, como tobogã, piscina de bolinha e pula-pula. Há banheiro no local e também espaços nas ruas próximas para estacionamento. Nesta edição haverá algumas atividades lúdicas com as crianças e também a presença da Mayla, mascote da Defesa Civil de Blumenau. 

A organização orienta cuidados com o lixo e que não é permitido bebida alcoólica. Não é preciso nenhum tipo de cadastro ou confirmação para participar, mas as pessoas podem acompanhar outras informações e interagir na página do evento @piqueniquedainclusao, no Facebook. Para contatos diretos estão disponíveis o e-mail sgstrelow@gmail.com ou telefone 47 999 474 566. No site piqueniquedainclusao.com.br tem informações sobre a história do piquenique e fotos das edições interiores.

Serviço:
6º Piquenique da Inclusão
Sábado, 6 de abril de 2019, entre 15 e 19 horas
Jardim da Casa 111, da rua Carlos Roesel, Itoupava Central, Blumenau
Participação Livre a Gratuita
Informações: facebook.com/piqueniquedainclusao

Palestra gratuita fala do Autismo e a mudança familiar

Foto: Rita Camargo / arquivo - Cartaz / divulgação


Ter um filho diagnosticado com autismo é visto ainda como algo fora da curva do padrão da sociedade, muda radicalmente a perspectiva de vida dos pais e os colocam frente a vários desafios, como o de fazer o tratamento da criança ultrapassar as paredes do consultório do especialista e acontecer o tempo todo, em casa, na escola ou onde quer que a estejam. Esta presença familiar na vida do autista é tema da palestra gratuita O Autismo do outro lado da porta da médica pediatra Rita Camargo, que estará em Blumenau, na terça-feira, dia 16 de abril, às 19 horas, no Shopping Park Europeu, integrando as ações do Mês Azul de Conscientização, realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião - Ama Blumenau. A participação é gratuita e a indicação é livre.

Mãe de três meninos autistas, dois deles gêmeos, Rita Camargo é formada pela Universidade Federa de Pelotas, com residência médica em pediatria e residência médica em intensivismo pediátrico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e participante do programa Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement. Atua no atendimento pediátrico com foco no desenvolvimento sócio-comunicativo e motor das crianças.

Autismo

A estimativa é de que 2 milhões de brasileiros possuem o Transtorno do Especto Autista - TEA, que influencia diretamente no desenvolvimento e sociabilização do portador em diferentes níveis. Sem pesquisas concretas no Brasil a estimativa é baseada em dados levantados no Estados Unidos, onde, em 2018, foi apontada um autista para cada 59 crianças. 

Ama Blumenau
Fundada em 2013, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e microrregião realiza atividades de conscientização sobre o TEA, com eventos abertos e também orientação direcionada às famílias que procuram a entidade, além de realizar o atendimento e tratamento gratuito de autistas quando os pais não tem condições de arcar com os custos. A Ama Blumenau é uma entidade sem fins lucrativos e suas atividades são mantidas através de doações.  

Serviço:
Palestra Autismo do outro lado da porta, com Rita Camargo
Terça-feira, 16 de abril, às 19 horas
Espaço especial no Shopping Park Europeu
Participação gratuita
Classificação livre
Tempo: aproximadamente 60 minutos
Informações adicionais no telefone 47 984 048 729 com Ana



Nenhum comentário:

Postar um comentário