Receitas

Tradução

quarta-feira, 3 de abril de 2019

FCBlu divulga programação em homenagem a Dr. Blumenau


Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Cidade terá programação especial para marcar os 200 anos do nascimento do fundador.

O prefeito Mário Hildebrandt participará nesta quinta-feira, dia 4 de abril, às 9h, no Mausoléu Dr. Blumenau, da divulgação dos eventos programados para os 200 anos de nascimento do fundador da cidade. O local foi decorado com vasos de rosas, a flor preferida do colonizador. O espaço cultural abriga uma exposição com objetos que pertenceram ao homenageado: livros, porcelanas e guardanapos bordados à mão. A entrada é gratuita.



A programação dos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau foi elaborada pelo Gabinete do Prefeito, Fundação Cultural de Blumenau (FCB), Intendência Distrital da Vila Itoupava, Universidade Regional de Blumenau (Furb), Instituto Histórico de Blumenau, Consulado Honorário da República da Alemanha, Câmara de Vereadores de Blumenau e Conselho Municipal de Política Cultural. O prefeito também visitará a Exposição História Repatriada, que integra a programação da Semana da Língua Alemã. A mostra foi organizada pela Fundação Cultural e pelo Instituto Carl Hoepcke, de Florianópolis.

Documentos inéditos

A exposição regata documentos inéditos sobre alemães em Santa Catarina durante a 2° Guerra Mundial. “São cerca de 5 mil documentos não catalogados encontrados na Espanha e que, agora, estão a disposição para consulta de pesquisadores”, salienta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. “A importância desse material está no ineditismo e porque irá lançar luzes sobre a triangulação Espanha-Brasil-Alemanha entre os anos de 1942 e 1945”, afirma.

Os cerca de 5 mil documentos reúnem diários, cartas, solicitações, documentos financeiros e correspondências oficiais da Embaixada, Consulado (Porto Alegre) e Vice-consulados (em Florianópolis e São Francisco do Sul) da Espanha entre 1942 e 1945. “Uma das mais importantes revelações até agora é a atenção e o cuidado que os espanhóis dispensavam aos alemães no Brasil: vistos como inimigos em solo brasileiro em razão da guerra, uma parcela desses alemães foi encaminhada a centros de internação e recebeu a visita pessoal do vice-cônsul espanhol, para saber como estava sendo tratada e do que necessitava”, conta Rodrigo. "Muitos documentos de também moradores de Blumenau e região foram encontrados. É um material bastante curioso e fonte para diversas pesquisas", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário