Receitas

Tradução

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do livro "Bernard Scheidemantel", no dia 17 de abril, na Furb

Geislon Tiago Rodrigues 
Foto: Samuel de Oliveira 

O evento ocorre às 19h30min, na Livraria Universitária, com entrada gratuita e aberta ao público.

História, litografia e arte. No dia 17 de abril, às 19h30min, Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do recém-lançado livro Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, na Livraria Universitária da Furb, em Blumenau. 


O evento ocorre às 19h30min, com entrada gratuita e aberta ao público. 
Com texto de apresentação e coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues, o livro é um registro da vida e da obra do imigrante alemão Bernard Scheidemantel, precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí. O livro, Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

De abril a junho, deste ano, ocorrerá duas exposições com material histórico coletado durante a pesquisa do livro. De 10 de abril a 10 de maio, a mostra ocorre no Mausoléu Dr. Blumenau, e de 15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava. As duas ações com entrada gratuita e aberta ao público. De terça a domingo, das 10h às 16h.

CARL BERNHARD SCHEIDEMANTELNasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, localidade próxima a Merseburg, Sachsen-Anhalt, Alemanha. Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na Colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst. Em 16 de fevereiro de 1862, casou-se com Agnes Müller. Scheidemantel era um exímio desenhista e bom tipógrafo. É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos. Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da Colônia Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

Sessão de autógrafos do livro Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, por Geislon Tiago Rodrigues
17 de abril, às 19h30min
Na Livraria Universitária da Furb, Bloco I, Campus 1 (R. Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder, Blumenau/SC)
Valor do livro: R$ 29,90
Entrada gratuita e aberta à comunidade

EXPOSIÇÃO DOCUMENTALMostra de material histórico do livro Bernard Scheidemantel
10 de abril a 10 de maio, no Mausoléu Dr. Blumenau (R. XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)
15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava (R. Doutor Pedro Zimmermann, 16230 - Itoupava Central, Blumenau/SC)

Entrada gratuita e aberta ao público, de terça a domingo, das 10h às 16h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário