Receitas

Tradução

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Biblioteca Dr. Fritz Müller participa da Semana da Língua Alemã

Foto: Divulgação / FCB


Roda de conversa reuniu simpatizantes do idioma trazido pelos colonizadores de Blumenau.


A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller participou nesta quarta-feira, dia 11, das comemorações da Semana da Língua Alemã com a realização da primeira edição do evento Contos e Encontros, einem Kaffee Mit Freunden (um café com amigos). Esta ação tem como objetivo divulgar o acervo de obras editadas no idioma alemão e proporcionar à comunidade um local dedicado ao resgate e à prática da língua dos colonizadores da cidade.

A gerente da Biblioteca Municipal, Araci Cristina França de Carvalho, considerou o momento ímpar, onde os participantes puderam lembrar de histórias de suas vidas. “Tudo regado com um bom café típico da oma, entre amigos”, comentou. “Durante o encontro, houve a troca de experiências e também o esclarecimento de dúvidas referentes a algumas palavras e gramática da língua. Os participantes saíram com tarefas que serão apresentadas no próximo encontro que ocorre em julho”.

A mediadora do evento Hanelore Sandener Campreher encerrou o encontro de 1h30 de duração com uma bela poesia do escritor alemão Friderich Shiller, intitulada Hoffnung. “O encontro busca a simplicidade do convívio, permitindo que participantes possam ter um momento lúdico e leve, utilizando a língua sem se preocupar com o fato de não a dominarem completamente”, destacou Araci Cristina. “Agradeço, desde já, a parceria da Della Nonna Pães & Doces, e da Padaria e Restaurante Bublitz, para a realização do evento”.

Semana da Língua Alemã

A programação começou no dia 6 de abril com diversas atividades, como a exibição de filmes, exposições, aulas demonstrativas e apresentações musicais, para evidenciar a cultura trazida pelos colonizadores de Blumenau. O objetivo é proporcionar ao público, até domingo, dia 15, a oportunidade de conhecer mais a fundo o idioma alemão.

A iniciativa é uma ação conjunta da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Consulado Honorário da Áustria, AHK Câmara Brasil-Alemanha, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Câmara de Vereadores, Escola Barão, Museu dos Clubes de Caça e Tiro, Sesc, Igreja de Confissão Luterana do Brasil - Paróquia Centro, Conselho da Língua Alemã, ICBA, Furb, AFG Tanz e Centro Cultural 25 de Julho. A proposta de valorizar a língua alemã integra as ações nacionais das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com os seus consulados e parceiros culturais no Brasil.

Veja a programação completa aqui.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Nenhum comentário:

Postar um comentário