Receitas

Tradução

domingo, 27 de novembro de 2016

Projeto Vila Encantos e Espaço Kan realizaram a Retreta de Natal do Bom Retiro na manhã deste domingo (27)


Fotos e Texto: Luciano Bernz|Curtindo Blumenau

Projeto Vila Encantos e Espaço Kan realizaram a Retreta de Natal do Bom Retiro na manhã deste domingo (27)

O Projeto Vila Encantos e Espaço Kan Escola de Música, realizaram a Retreta de Natal do Bom Retiro na manhã deste domingo (27).

O evento aconteceu na área verde atrás da escola, que fica situada na Rua Hermann Hering. O restaurante Funiculí Funiculá Pizza e Pasta, cedeu o espaço de seu estacionamento para que o público pudesse acompanhar o espetáculo com mais conforto.

 

Aproximadamente cem músicos e coralistas subiram ao palco. A orquestra Espaço Kan, com cerca de quarenta instrumentos  e os corais Santa Cecília e Santa Isabel, encantaram a platéia presente.

 

O evento também foi beneficente. Como ingresso, cada espectador levou um brinquedo novo ou em bom estado, que serão entregues às crianças do Morro da Garuva e da Vila Jensen, por meio da Comunidade Caridade sem Fronteiras.



 

Após as apresentações musicais, foi a vez do Papai Noel entrar em cena. O bom velhinho, que também é um apaixonado por música, se emocionou e emocionou a todos ao falar da busca para conquistar seus sonhos. Em seguida, distribuiu balas e tirou fotos com as crianças e adultos.

O restaurante Funiculí Funiculá Pizza e Pasta, ofereceu ao público presente um delicioso café ao final do evento.

 

O idealizador do Projeto Vila Encantos, Carlos Schrube, concedeu uma entrevista ao Curtindo Blumenau. Acompanhe 


Carlos Schrube

Curtindo Blumenau: Carlos, o Projeto Vila Encantos já havia realizado algum evento natalino?

Carlos Schrube: Primeiramente quero agradecer ao Curtindo Blumenau pelo espaço que dá à cultura da cidade, especialmente ao Projeto Vila Encantos e o Espaço kan.

Este é o primeiro evento de Natal que realizo em cinco anos de história do projeto. Não fazia por achar que a cidade já tinha muita programação nessa área e que eu ficava mais atido a parte cultural, de música erudita e jazz.
Então esse ano resolvi fazer a Retreta de Natal.
Este termo, Retreta, é mais comum no Oeste do estado. O significado é simples: fazer música ao ar livre.
Tivemos hoje uma manhã maravilhosa, com aproximadamente cem pessoas no palco, entre corais e a orquestra jovem.
Ouvir Beethoven, Mozart ao som harmonizado dos pássaros, do vento, das árvores batendo uma nas outras é uma experiência que o Projeto Vila Encantos quer levar aos blumenauenses não só no natal, mas em outras épocas do ano. Isto já está em nosso projeto, só depende de conseguirmos patrocinadores.

Curtindo Blumenau: Como foi esse ano para o projeto?

Carlos Schrube: 2016 foi um ano de estruturação. O projeto produz artistas na cidade que passam pelos pólos nos bairros. Hoje são cinco bairros atendidos.
Temos como objetivo atender todos os bairros com uma escola de música.
A vida acontece nos bairros, somente 5% da população blumenauense mora no centro, o restante nos bairros. Veja quantos talentos temos nos bairros que não assistidos, não só pela música, mas pela arte em geral. Então, esse ano foi para estruturar a implantação das escolas do projeto nos bairros da cidade.
A idéia é que cada bairro tenha o seu plano pedagógico. Adequar o estilo musical de cada região.
 Foi um ano de muito trabalho. Poucos eventos se comparado ao ano passado, mas nos deu segurança para que o Projeto Vila Encantos continue para que daqui a alguns anos, cada bairro tenha o seu grupo, sua orquestra ou seu coral, para podermos reunir todos no centro. Já imaginou no centro da cidade um grande concerto com todas essas pessoas? Isso é um grande sonho!

Curtindo Blumenau: Quais o projetos para o próximo ano, além da implantação das novas escolas?

Carlos Schrube: Além da implantação das escolas, queremos abrir a sede do Vila Encantos com concertos de todos os estilos de músicas, desde do rock ao blues até a música erudita séria. Estamos pensando também em fazer um festival de música, onde pretendemos convidar professores de fora da cidade e do país inclusive.
Para isso necessitamos de patrocínio. Convidamos os empresários a patrocinar o Projeto Vila Encantos, pois o patrocínio para a cultura e para música é um lucro institucional certo. O Vila Encantos hoje é conhecido em todo estado por ser o único projeto nessa ordem. Precisamos de apoio para fazer com que as pessoas sejam mais felizes com a música, mais contentes com a arte, substituindo os remédios de depressão e idas ao médico. A música é o melhor remédio para resolver essas coisas.

Curtindo Blumenau: Quem quiser patrocinar o Projeto Vila Encantos, como faz?

Carlos Schrube: Quem desejar patrocinar o projeto, pode entrar em contato direto comigo, Carlos Schrube pelo telefone 047 99609-3505, ou no e-mail vilaencantos@gmail.com.

O Curtindo Blumenau parabeniza o Projeto Vila Encantos, na pessoa do Sr. Carlos Schrube e a todos os envolvidos nesse belíssimo espetáculo.

Veja os vídeos e as fotos do evento.
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário