Receitas

Tradução

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

"Rosas para Blumenau", Cerimonial de 120 anos da morte de Hermann Blumenau aconteceu na noite desta quarta (30)


Fotos e Vídeo: Luciano Bernz | Blog Curtindo Blumenau


A noite ainda contou a entrega de obras do artista e designer Luís Bernardes e o lançamento do livro traduzido para o português “Cinquentenário de Blumenau”.


Na noite desta quarta-feira (30), aconteceu o Cerimonial de 120 anos da morte de Hermann Blumenau no Mausoléu Dr. Blumenau.

Há exatos 20 anos falecia na Alemanha o fundador da cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau.
Como forma de lembrar essa data histórica, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais promove anualmente um momento de reflexão sobre sua história e seu legado deixado à terra que tanto amou.



Quando partiu para a Alemanha, a bordo do navio Strassbourg, Hermann Blumenau escreveu uma cara ao Imperador Dom Pedro II.
Nas últimas linhas expressava o desejo de um dia voltar ao torrão da terra que havia ajudado a cuidar.
Inspirado nesse desejo do fundador, há 45 anos um grupo de pessoas da comunidade, capitaneadas pelo então prefeito Felix Theiss se mobilizou e com a ajuda de grupos de serviços, instituições e pessoas da comunidade, o Mausoléu Dr. Blumenau se tornou uma realidade.

O Mausoléu Dr. Blumenau foi inaugurado em 02 de Setembro de 1974 para celebrar o sesquicentenário da imigração alemã no Brasil, e abriga os restos mortais de Hermann Blumenau, sua esposa Bertha, sua filha Cristina; as cinzas do filho Otto falecido ainda criança e de seu neto e sua esposa, pais da senhora Jutta Blumenau Niesel.



Neste espaço também são promovidos eventos culturais como exposições com temáticas históricas de trajes e artísticas, além de apresentações de música e canto.

Na ocasião, foram entregues os dois primeiros exemplares do livro traduzido para o português “Cinquentenário de Blumenau”.
O prefeito Mário Hildebrandt e a reitora da Furb, receberam esse dois primeiros exemplares.

A publicação estará disponível para encomendas na Fundação Cultural e os exemplares adquiridos serão entregues a partir do dia 11 de novembro.
Toda a renda será revertida a Associação de Amigos do Arquivo Histórico.

A rosa, flor preferida do fundador da cidade, foi a fonte de inspiração para o trabalho do artista e designer Luís Bernardes. O ferro retorcido e fundido ganhou forma e hoje a cidade recebeu de pressente várias obras de arte e esculturas, que estão expostas dentro e fora do Mausoléu.





Confira o vídeo gravado ao vivo e as fotos desta noite:















































Nenhum comentário:

Postar um comentário