Receitas

Tradução

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Documentário sobre Dr. Blumenau está à disposição da cidade


Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


Material histórico produzido pela NSC TV e a Spry Vídeo poderá ser consultado no Arquivo Histórico e nos museus municipais

A NSC TV e a Spry Vídeo entregaram à municipalidade nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, o documentário sobre Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. O ato na Escola General Lúcio Esteves contou com a assinatura de um termo de cessão de uso das imagens pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Com isto, o material estará disponível para consulta no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e servirá de base para aproveitamento nas aulas da rede municipal de ensino. O vídeo também ficará em exibição na exposição montada no Museu da Família Colonial.



A NSC TV exibiu em setembro os cinco capítulos do especial "De Hermann a Blumenau" para marcar os 200 anos do fundador da cidade. O trabalho foi realizado no Brasil e na Alemanha. Esse é o terceiro documentário cujos direitos autorais para exibição são cedidos para ações educativas e museológicas. A NSC TV e a Spryup Vídeo assinaram em julho as cessões de uso de outros dois vídeos produzidos e exibidos na emissora. Cartas para Darwin e um documentário sobre Martinho Lutero reúnem dados e depoimentos de personalidades que ajudam a contar a história local. Os produtos também servem de apoio nas ações pedagógicas dos museus municipais.

Após a parte protocolar de entrega do material sobre Dr. Blumenau, a historiadora Sueli Petry contou para alunos e professores detalhes das descobertas que fez recentemente durante viagem de pesquisa na Alemanha. Ela foi à Europa atrás de novos documentos do fundador da cidade. Lá contou com apoio da pesquisadora alemã Sabine Kiefer na coleta de documentos, alguns inéditos, como o testamento do Dr. Blumenau. Foram descobertas imagens inéditas que até então estavam repousando no arquivo histórico alemão, datadas do ano de 1877. Parte desse acervo compôs uma exposição em comemoração aos 200 anos de nascimento do fundador da cidade, no Mausoléu.

Em outra ação da Secretaria Municipal de Cultura, o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva trabalha desde fevereiro com o Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis na busca por informações sobre a troca de correspondências que dizem respeito ao Dr. Blumenau. A SMC conseguiu a digitalização do material que integra o acervo particular da Família Imperial.

Fazem parte desse acervo cartas, ofícios e relatórios. Uma parte microfilmada já estava à disposição no Arquivo Histórico, mas a grande maioria não estava digitalizada. No conteúdo das cartas, há pedidos para quitar dívidas, textos escritos em português e assinados pelo Dr. Blumenau. Compõem o acervo 50 documentos. Todo o material será transcrito para o português e disponibilizado para a comunidade. Também serão publicados na Revista Blumenau em Cadernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário