Receitas

Tradução

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Exposição no Neumarket celebra 40 anos do Vovô Chopão


Um dos grandes símbolos da Oktoberfest, o Vovô Chopão está completando 40 anos em 2019.


Para comemorar esta data, o Neumarkt Shopping organizou uma exposição de fotos que resgata um pouco da história deste personagem tão querido por todos. O público poderá conferir 40 imagens atuais e antigas clicadas por diferentes fotógrafos. A exposição abre no dia 7 de outubro (segunda-feira), às 19h30min, na Praça Central, e ficará no shopping até o dia 22. 

Em 1979, o publicitário Luiz Cé criava os primeiros traços do Vovô Chopão. Logo depois, a simpática família cresceu e se juntaram a ele a Vovó, os netinhos Chopinho, Sapeca e Crespinha, o cachorro Ressaca, o papagaio Célio, entre outros personagens. Segundo Cé, o Vovô Chopão foi criado para representar o que há de mais puro. “Muito rapidamente, ele passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamento, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas”, comenta. 

De outubro de 1983 a dezembro de 1996, o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil "Jornal da Criança", e era comercializado em todo o país estampado em camisetas. Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. “Hoje, ao vivo, no papel ou nas redes sociais, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam as tradições germânicas participando de eventos turísticos e culturais em todo o território nacional”, destaca.

Na exposição o Vovô Chopão aparece nas mais diversas situações, inclusive ao lado de celebridades como Ana Maria Braga e Cid Moreira. As fotos foram registradas por 10 fotógrafos ao longo desses 40 anos e mostram a evolução do personagem, que no início usava um figurino simples, muito diferente da caracterização atual. A mostra reúne o trabalho dos fotógrafos Artur Moser, Caio Santos, Carlos Isidro Waldrich, Giovanni Silva, Jandyr Nascimento, Juan Carlos Carmona, Luciano Bernz, Rafael Cé, Rogério José Cioffi Pires (Jacaré) e Susane M. Vianna. 

Agende-se
O quê: Exposição 40 anos do Vovô Chopão
Quando: Abre dia 7 de outubro. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 22
Onde: Neumarkt Shopping, na Praça Central
Quanto: Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário