Receitas

Tradução

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Prefeitura inicia oficialmente a programação do Julho Laranja

Fotos: Eraldo Schnaider

Durante o mês serão realizadas atividades voltadas à prevenção de desastres naturais.


Nesta segunda-feira, dia 3, a Prefeitura de Blumenau abriu oficialmente o Julho Laranja - Mês de Prevenção a Desastres, que contará com diversas atividades voltadas à conscientização e orientação da população sobre a importância de prevenção e meios de ação em casos de desastres e catástrofes naturais. A solenidade contou com as presenças do prefeito Napoleão Bernardes, do vice-prefeito Mário Hildebrandt, de secretários municipais, vereadores e representantes da Defesa Civil do Estado, do Exército e do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes destacou a realização do Julho Laranja para a união de esforços entre setor público e sociedade com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pelo clima. “Blumenau, ao longo de toda a sua história, já passou por mais de 90 episódios de enchentes. Então, as questões do clima em nossa cidade são recorrentes. Em Blumenau, temos uma série de perspectivas para conscientização, levando à prevenção, à orientação e ao conhecimento da população. O Julho Laranja, não há dúvida, é um dos marcos mais relevantes em toda essa estratégia de preparação da comunidade para o enfrentamento dessa questão”.



O secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, elogiou a equipe que coordena e disse que, embora Blumenau seja uma referência na área para todo o país, ainda há muito o que avançar. “A Defesa Civil trabalha com prevenção durante o ano todo, mas em julho teremos uma atuação mais forte, com uma programação ampla e destinada a toda comunidade de Blumenau. Avançamos muito no que diz respeito à prevenção, mas ainda queremos evoluir mais, pois isso é essencial para preservarmos vidas e minimizarmos os estragos decorrentes de desastres naturais”.



Reunião do Grac

Após a cerimônia, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) promoveram uma reunião para a entrega da versão atualizada do Plano de Contingência contra Inundações e Escorregamentos, importante instrumento que norteia as ações da Defesa Civil de Blumenau.

Além disso, os profissionais do AlertaBlu apresentaram um prognóstico climático para os próximos três meses. De acordo com o estudo, não há previsão de ocorrência de fenômenos de grande escala, como o El Niño e La Niña, e, por isso, Blumenau deve ter um inverno típico, com temperaturas e chuvas dentro da normalidade.

Destaques da semana

Nesta sexta-feira, dia 7, das 9h às 16h30, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) sediará o Simpósio Municipal de Defesa Civil, que contará com a presença do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Renato Newton Ramlow. O evento é aberto para toda a população. As inscrições podem ser feitas pelo site da Ammvi.

No sábado, dia 8, a Defesa Civil do município organizará, a partir das 8h, um simulado de deslizamento no Loteamento Santa Rita e na Rua Fritz Georg, situados no bairro Fortaleza Alta. O treinamento, também voltado para a comunidade local, será realizado em conjunto com outros órgãos do Grac, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Exército, o Samu e a Guarda de Trânsito, e servirá para validar a metodologia de atuação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), recentemente premiado pela ONU.

Programação completa da semana

4/7 - terça-feira

10h20 e 16h20 – Palestra sobre Desastres (Defesa Civil na Escola).
Local: Colégio Bom Jesus.

4 e 5/7 - terça e quarta-feira
13h30 às 17h30 – Workshop “Sistema de Comando e Operações” com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto.
Local: Prefeitura de Blumenau - Secretaria de Defesa do Cidadão.

5/7 - quarta-feira
9h – Visita dos agentes mirins à Secretaria de Defesa do Cidadão e homenagem para a agente mirim Kauane dos Santos Ferreira, falecida em maio.
Locais: Prefeitura de Blumenau - Secretaria de Defesa do Cidadão (visita) e Ponte de Ferro (homenagem).
19h15 – Oficina do Plano Municipal Intersetorial da Política sobre Drogas.
Local: EBM General Lúcio Esteves.

6/7 - quinta-feira
14h30 – Visita da mascote Mayla.
Local: Hospital Santo Antônio.

7/7 - sexta-feira
9h às 16h30 – Simpósio Municipal de Defesa Civil com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Renato Newton Ramlow.
Local: Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

8/7 - sábado
8h às 12h – Simulado de deslizamento na Fortaleza Alta (Projeto Gides).
Local: Loteamento Santa Rita e Rua Fritz Georg.

10 e 11/7 - segunda e terça-feira
8h às 17h30 – Reunião técnica do projeto Gides para elaboração do Plano de Contingência.
Local: Prefeitura de Blumenau - Secretaria de Defesa do Cidadão.
Confira a programação completa do Julho Laranja neste link.





Assessor de comunicação: Felipe Elias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário