Receitas

Tradução

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Kombi da Biblioteca Ambulante passa por reforma


Texto: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Parceria com a iniciativa privada permite a modernização do veículo, que voltará a circular até o final deste mês.


A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller acertou parceria com o Grupo Breitkopf para impulsionar o programa Biblioteca Ambulante, uma iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) que expande o acesso à leitura para crianças que frequentam escolas distantes do Centro.

A parceria prevê uma nova identidade visual para a Kombi utilizada nesta ação. O veículo receberá melhorias internas e externas, mantendo a identidade da proposta - a magia dos livros que leva em seu interior e as imagens estampadas, que remetem a um mundo de descobertas, sonhos e alegrias -. O veículo volta a circular com o novo visual no fim deste mês.

A Biblioteca Ambulante permitiu, nos últimos 10 anos, o acesso à leitura para aproximadamente 27 mil crianças.
A ação promove a cidadania, cria, recria, constrói sonhos, amplia os horizontes, transforma e oportuniza um novo olhar e mundo", comenta a gerente da biblioteca, Araci Cristina de Carvalho.

A Fundação Cultural, através da biblioteca municipal, em parceria com o Grupo Breitkopf, uniram forças para assegurar nova roupagem a um dos programas mais importantes de inclusão à leitura de Blumenau, a Biblioteca Ambulante. Agradecemos ao Grupo Breitkopf por ter acreditado no programa. Com certeza esse apoio trará uma nova fase, pois retornaremos com nosso calendário mensal junto às escolas isoladas e ao Lar Elsbeth Koehler”, comenta.

A Biblioteca Ambulante circula há 41 anos pelas estradas do interior do município levando livros, sonhos, alegrias, descobertas, inclusão social e histórias sobre rodas. Tudo começou em julho de 1977 a partir de uma ideia do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Fundação Casa Dr. Blumenau), sendo uma iniciativa pioneira em Santa Catarina.

Museus

Atualmente, a Biblioteca Ambulante visita 10 escolas multisseriadas e o Lar Elsbeth Koehler, oferecendo o serviço de empréstimo de livros diversos (literatura infantil, infantojuvenil e adulta, entre outros – conforme demandas de informação do público atendido). Além disso, uma atividade de leitura ou contação de histórias é realizada, junto a uma ação de educação patrimonial desenvolvida em parceria com o Museu da Família Colonial e de música em parceria com a Banda Municipal.

Verena Pellis Kirsten, profissional da equipe da Biblioteca Municipal, lembra que este projeto percorre mais de 400 quilômetros todos os meses, numa época em que a tecnologia toma conta do cotidiano da maioria das pessoas.
Podemos dizer que a Biblioteca Ambulante ainda consegue marcar presença na vida de muitas pessoas, sempre se renovando e levando cultura, conhecimento e leitura a mais de 350 crianças e idosos todos os meses. É um diferencial na vida e crescimento cultural deste público”, diz ela. “Vimos que pequenas ações nos trazem grandes resultados, pois cada criança viaja pelo livro de forma única”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário