Fotos: Michele Lamin
Vencedora realizará a gestão financeira da Oktoberfest e
Sommerfest por cinco anos.
Nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de
Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Parque Vila
Germânica, anunciou o lançamento do edital de licitação para contratação da
empresa que realizará a gestão financeira da Oktoberfest e Sommerfest pelos
próximos cinco anos. As interessadas devem entregar suas propostas e se fazerem
presentes na Central de Compras localizada no prédio da Prefeitura Municipal no
dia 21 de junho, às 9h. O processo licitatório será realizado na modalidade de
pregão presencial.
Nos 34 anos da maior festa alemã das
Américas, dois foram os seus principais gestores financeiros, o BESC, de 1986 a
1999, e o Sicoob, pelos 17 anos seguintes. Em 2014, houve a última licitação
para este serviço, na qual o Sicoob saiu como vencedor. O contrato poderia ser
renovado por mais quatro anos, o que, por opção da empresa, não ocorreu. Por
esta razão, os organizadores tiveram que abrir um novo processo licitatório.
Implantação
do sistema cashless
Uma grande mudança que o novo gestor financeiro implantará nas festas é o sistema cashless, ou seja, a partir de 2018 não haverá mais tickets de papel para a compra de bebidas e alimentação em ambos os eventos. “A Oktoberfest e a Sommerfest vêm passando por inovações constantes nos últimos anos, acompanhando outros grandes eventos de cultura e música do Brasil. É chegado o momento de incorporarmos também as inovações dos sistemas comerciais e financeiros”, pontua o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck.
Com o sistema cashless, o visitante terá a
oportunidade de adquirir créditos já no momento em que estiver comprando seus
ingressos para os eventos, pela internet e sem sair de casa. Para isso, basta
preencher o cadastro e indicar o valor que quer creditar, podendo efetuar esse
pagamento até com cartão de crédito. Ao chegar à festa, a pessoa deverá
apresentar o documento de identificação em qualquer caixa, para a retirada de
seu cartão devidamente creditado.
O evento contará também com o sistema
pré-pago, quando o visitante adquire um cartão com valor pré-definido, sem
cadastro nominal, diretamente nos caixas. “É importante dizer que nos cartões
comprados antecipadamente o controle de venda de bebida alcoólica já começa no
momento do cadastro. Quando o sistema identifica que o cadastrado é menor de
idade, ele bloqueia automaticamente a liberação do crédito para a compra de
produtos alcoólicos. Mas mesmo assim haverá controle rigoroso no momento em que
a bebida é servida, em função dos cartões pré-pagos”, ressalta Ricardo.
Este sistema de compra foi testado pelos organizadores
dos eventos já na edição de 2017 da Oktoberfest, exclusivamente no Eisenbahn
Biergarten, na edição de 2018 da Sommerfest e na última edição do Festival
Brasileiro da Cerveja. Segundo o diretor Administrativo-Financeiro do Parque
Vila Germânica, Guilherme Benno Guenther, “durante a Sommerfest, o sistema
operou de forma satisfatória. Nas últimas horas do último dia do Festival
Brasileiro da Cerveja, houve um problema com o sistema cashless que foi para
nós, organizadores, um aprendizado valioso. Por isso, neste edital, o plano de
contingência é severo e prevê todas as situações”, explica.
O plano de contingência que o vencedor da
licitação deve propor e cumprir prevê quatro cenários. No primeiro devem ser
propostas soluções para caso ocorram instabilidades no sistema cashless; no
segundo para o caso de ausência de internet, mas com redes estáveis; no
terceiro para situação onde ocorra ausência de internet e da rede de dados; e,
por último, soluções nos casos em que há falha total do sistema. Segundo
Guilherme, os planos de contingência são essenciais e garantem a segurança e
satisfação do visitante.
Além da implantação do novo sistema e dos
planos de contingência, a contratada precisará instalar todo o equipamento e
adotar as medidas necessárias para garantir seu funcionamento, como prover
treinamento aos funcionários dos permissionários dos pontos de alimentação e
bebida para a utilização deste formato de compra e venda. Alguns itens deste
novo edital permanecem como o anterior, entre eles a responsabilidade da
empresa licitada pelo controle de acesso de pessoas ao Parque Vila Germânica,
sempre respeitando a capacidade máxima simultânea permitida de 40.704 pessoas.
Assessora de
comunicação: Ana Matesco
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