Receitas

Tradução

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O futuro do turismo no Vale Europeu


Valmir Zanetti 
 Presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau

Fortalecer o trade turístico e impulsionar o Vale da Cerveja são os objetivos da nova gestão do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau 

 Quando se fala no turismo catarinense, o Vale Europeu é sem dúvida um dos destinos mais lembrados. Além de ser palco de grandes eventos, a região tem se consolidado como uma referência para negócios e também para o turismo cervejeiro, que rendeu até um projeto chamado Vale da Cerveja, que apresenta opções de roteiros, hospedagens e gastronomia. Tudo isso é resultado do trabalho de entidades locais e do  Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, que se dedica ao fortalecimento do trade turístico e captação de novos eventos, em parceria com empresas da região. Na entrevista, o presidente reeleito do BVECVB, Valmir Zanetti, fala sobre os desafios e as expectativas para os próximos anos. Confira:

Quais são os maiores desafios de estar à frente do Convention Bureau?
São vários desafios, entre eles, está a busca pela integração do “trade turístico”, mostrando o potencial do Vale Europeu. Precisamos investir, planejar, profissionalizar, inovar e oferecer novas experiências, tanto para quem vem ao Vale quanto para quem investe no turismo

Quais foram as maiores conquistas da sua última gestão? Quais as expectativas para os próximos dois anos?
Uma das principais conquistas foi a implantação do Vale da Cerveja como destino turístico. A expectativa é consolidar o roteiro, reunir entidades mantenedoras, aumentar a base de associados, participar ativamente da construção do Plano Municipal de Turismo de Blumenau e trazer novos eventos para a nossa região. Além disso, outro objetivo é consolidar a instância de Governança Vale Europeu e ainda ver o Centro de Convenções operando. 

Como é o processo de captação de eventos? Quanto tempo antes de um evento ser realizado começam essas tratativas?
O turismo é sempre pensado em longo prazo. A captação de eventos por exemplo, é um processo lento, que precisa de investimentos, muitas viagens, relacionamento, vocação, envolvimento do trade turístico, além de toda uma estrutura local para receber o evento. Em média, são projetos com dois anos de duração. 

Em sua opinião, o que faz de Blumenau e do Vale Europeu uma referência para a promoção de eventos corporativos ou de lazer? Que diferenciais a região oferece?
Temos uma marca forte, temos uma grife. Temos um povo que quer fazer acontecer e fazer bem feito. Entidades determinadas e um governo que voltou a falar de turismo. Temos um Convention Bureau que, nas últimas duas gestões, pensa no trade turístico e na região, atuando coletivamente. O Vale Europeu oferece uma variedade de atrativos para todos os perfis e idades. Costumo dizer que nenhuma outra região conta com tantas opções como nós temos. Desde uma simples e velha “casinha” enxaimel até um dos maiores eventos cervejeiros do mundo. Temos ecoturismo, cicloturismo, turismo religioso, águas, montes, tirolesas, parques, zoológicos, excelentes hotéis, teatro, cultura, boa música, gastronomia e cervejas artesanais. 

Quais são as expectativas para o Vale da Cerveja? 
A expectativa é transformá-lo em nosso maior produto nos próximos cinco anos. Temos a melhor região, as melhores cervejas, uma boa hotelaria e gastronomia, sem falar no fácil acesso às praias, serras e aeroportos. Para que isso aconteça, precisamos da dedicação do trade turístico e também do apoio da iniciativa pública, com a BR-470 duplicada, por exemplo.

De que forma a entidade irá estimular o fortalecimento do turismo local em 2017? Que ações estão sendo planejadas?
Para os próximos dois anos (2017 e 2018), o objetivo é manter as ações para a captação de eventos com a chegada de uma nova contratação para o setor. Continuar participando de eventos de divulgação em todo o Brasil, por iniciativa própria ou ainda em parceria com a Secretaria de Turismo de Blumenau, Beto Carrero, com a cidade de Balneário Camboriú, entre outros. Está também em nosso planejamento o apoio à Secretaria de Turismo de Blumenau, na busca de recursos para a execução do Centro de Convenções na cidade. Além de estar cada vez mais próximos das entidades regionais e órgãos públicos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário