Receitas

Tradução

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Capela São José Operário no Encano Alto realiza 2ª Missa e churrasco para reforma da igreja neste domingo (11)


A Capela São José Operário no Encano Alto, Bairro Progresso,  realiza a segunda missa após o início das reformas da igreja.



Abandonada por cerca de 15 anos, a igreja foi depredada. Santos foram roubados, bancos queimados e paredes foram pichadas.

No dia 1º de Maio deste ano, foi realizada a primeira missa, seguida de uma churrascada beneficente para angariar fundos para a reforma da capela.
Neste domingo (11), será realizada a segunda missa, também com uma churrascada. O valor arrecadado com a vendas dos churrascos será revertido para concluir as reformas da igreja.
A missa será celebrada pelo Pe. Ademar Pedro Gadotti, da Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo.

Os tickets para o churrasco, podem ser adquiridos com antecedência no Mercado Beto Hostins, na Rua Antônio Zendron, 985, ao preço de R$ 30,00.

HISTÓRIA

Foto da construção da igreja em 1.968, cedida por Marcia Korb Hostins


A comunidade do Encano Alto, no Bairro Progresso, por volta de 1.960, era próspera. Contava com quatro serrarias (duas dos Tamasia, uma do Moretto e uma da “FEGA”).
Aproximadamente vinte famílias estavam inscritas como dizimistas.

O ano de 1967, marca a organização das famílias, sob a liderança do Sr. Venâncio Tamasia. O grande objetivo era construir uma capela.
O Pe. Miguel Rossetto, tudo acompanhava e incentivava e especialmente, incentivava o projeto da construção da igreja.
O Sr. Tamasia doou o terreno e o material para a obra.

No dia 1º de Maio de 1.967, às 10h, ocorreu uma reunião para formar uma comissão representativa da comunidade, com o objetivo de iniciar a tão sonhada construção.
O Pe. Silvio Tron, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Glória, presidiu a reunião, que teve por local uma sala da Escola Municipal Cacilda Pires Ribeiro.

Assim ficou constituída a comissão:
Presidente, Venâncio Tamasia; Tesoureiro, Sizenando Moretto; Secretário, José Bastos. Conselheiros: Ângelo Moretto, Domingos José Tamasia e Valdemar Koehler. A professora Martinha Regis Moretto redigiu a ata.
Na mesma ocasião, estiveram presentes, além dos membros da comissão eleita, o Srs. Célio Moretto, José Luis Rocha, Rainoldo Koehler, Pedro Venske, David Antônio Molinari, Ari Ângelo Molinari, Helmut Koehler, José Antônio Tamasia, Aníbal Bagel, José Luis da Silva, Oscar Falckner, Arnaldo Malia, Estelito Correia, Laudelino da Silva, Adolfo Hermann, Edison Moretto, Arcelino Fidel, Aquino José da Cunha, Afonso de Borba e Laércio Moretto.
O Sr. José Antônio Tamasia, pai do Sr. Venâncio, sugeriu o padroeiro: São José Operário.
Todas as famílias acataram de bom grado a sugestão.

O altar e os bancos da Capela São José Operário, foram trazidos da igreja de Santa Isabel, que estava sendo demolida, em vista da construção do terceiro templo.  Em troca dos bancos, a comunidade São José Operário deu madeira para a nova construção.

No dia 18 de Junho de 1.972, foi eleita a nova diretoria. Nesta reunião fizeram-se presentes quase todos os moradores do lugar, além da Madre Gina e do Sr. Antônio Tillmann, presidente da diretoria da Matriz de Nossa Senhora da Glória.
Assim ficou constituída a nova diretoria:
Presidente, Venâncio Tamasia; vice presidente, Levino de Souza, 1º tesoureiro, Avelino Tamasia; 2º tesoureiro, Valmor da Rosa; 1º secretário, Edelberto Zaeski; 2º secretário, Valmor Koehler e conselheiros: Manoel Amaral, Sizenando Moretto, e José Antônio Tamasia.

Desde que foi construída, a capela era atendida pelos padres da Paróquia Santa Isabel.

Dados da história: Jornal da Diocese, ano V Nº 70, de Março de 2.007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário