Receitas

Tradução

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Família Dias fará apresentação na Casa Iluminada de Blumenau nesta sexta (23)

Mais uma atração na Casa Iluminada de Blumenau

Na Próxima sexta-feira (23), o Grupo de Terno de Reis Família Dias vai se apresentar na Casa Iluminada.



O grupo é bastante popular por suas participações na época de Natal cantando Terno de Reis, mas também cantam o gostoso Samba de Raiz.
Conheça um pouco da história da família:

Biografia

O cantar do Terno de Reis na Família Dias sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919 o seu patriarca Oliveira Moysés Dias, na sua mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis em Tubarão/SC. Ele e sua esposa, Damiana Maria Correa, sempre participaram ativamente da vida religiosa e cultural da comunidade onde viveram. Mudando-se com a família para Presidente Nereu/SC (1945) e posteriormente Blumenau/SC (1956) continuou a preservar essa tradição açoriana reunindo filhos e vizinhos para cantar, noite adentro, o Terno de Reis. Os instrumentos tocados eram o violão, o cavaquinho e chocalhos. Os filhos cresceram e deram continuidade, reunindo-se com amigos e vizinhos para fazer a cantoria nas noites próximas ao Natal. Nos últimos anos a Família Dias veio se renovando com a participação de filhos, netos, sobrinhos e primos.
No ano de 2000, com o propósito de resgatar e preservar esta tradição e fazer o registro da história da família no Terno de Reis, lançam seu primeiro trabalho e não param mais. A cada dois anos o grupo grava um novo Cd, sendo a maioria das músicas composições próprias. CDs de Terno de Reis gravados pelo grupo: Anunciando o Natal (2000), A Estrela que brilhou (2002), Na porta da sua casa (2004), Presépio Vivo (2006) e Noite de Cantoria (2008).

Além da tradição do Terno de Reis, a Família Dias também sempre cultivou o cantar da música sertaneja raiz (caipira), e em 2005 lançou o Cd ‘Família Dias canta Lembrando o Sertão’, com 10 músicas próprias e a regravação do clássico ‘Cuitelinho’. Vale destacar que com a música ‘A viola e a saudade’ (de Zé Valdir) a Família Dias conquistou, em 2006, o segundo lugar no Festival Viola de Todos os Cantos, promovido pela EPTV, no interior de SP, num total de 1884 músicas inscritas.

Em 2007 acontece a gravação do seu DVD ‘Terno de Reis em cena’, com um apanhado dos trabalhos já gravados até então pela Família. Gravado no teatro Carlos Gomes em Blumenau, o DVD traz além do grupo cantando os seus sucessos, encenações, a história da Família, a história do Terno de Reis e os bastidores da gravação.

Já em 2012 aconteceu a gravação do seu segundo DVD "O Nosso Cantar", que deu origem ao cd do mesmo título.
A Família Dias contou com a presença de mais de 500 pessoas!
Neste DVD há também a participação do Padre João Bachmann e do artista de nível Nacional: Teo Azevedo, autor das músicas "Meu Rancho ao Pé da Serra" e "Deus te Salve Casa Santa" (1º, 2º e 3º versos domínio público - 4º, 5º e 6º Teo Azevedo)
Gravado na Associação da Artex, em Blumenau, o DVD conta com a participação de excelentes músicos, grandes e novos sucessos.

A Casa Iluminada de Blumenau, fica na Rua Antonina, Bairro Itoupava Norte, conhecido como Morro da Goiaba.

Fonte biografia: Facebook Família Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário