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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Guilherme Guenther - Diretor Financeiro do Parque Vila Germânica, fala como foi 2.016 e dos eventos de 2.017 no parque

Guilherme Benno Guenther - Diretor Financeiro do
 Parque Vila Germânica

Foto e entrevista: Luciano Bernz | Curtindo Blumenau

Ele expressou felicidade ao falar dos números de 2.016 e as expectativas para 2.017.


O Curtindo Blumenau foi até o Parque Vila Germânica na tarde deste terça-feira (07), onde conversamos com o Diretor Financeiro do parque, Guilherme Benno Guenther.
Na entrevista, ele conta como foi o ano de 2.016 para a Vila Germânica e das expectativas, que por sinal são ótimas, para 2.017.

Acompanhe a entrevista:

Curtindo Blumenau: Guilherme, como foi o ano de 2.016 para o Parque Vila Germânica e qual a expectativa para 2.017?

Guilherme: 2016 Não foi um ano muito fácil para a economia do país. Foram muitas dificuldades, que já eram previstas por questões de ordem política e tal. Num contexto geral, para a área de turismo e eventos não foi diferente, principalmente para a área de eventos.
Foram poucos os eventos no país que tiveram crescimento de público, mas, em todos os eventos do Parque Vila Germânica nós registramos esse crescimento, o que nos deixa muito felizes.

Tivemos em 2016 um grande Festival Brasileiro da Cerveja, com a novidade que foi a Feira Brasileira da Cerveja, envolvendo toda a indústria de maquinários, serviços e insumos para fabricação de cerveja.
Foi uma edição extraordinária do Festival da Cerveja.

O Concurso Nacional da Cerveja, que vem se fortalecendo a cada ano, teve no ano passado mais de 1.400 rótulos.

Logo após tivemos a Osterdorf – A Vila de Páscoa, que teve uma grande repercussão pela mudança do espaço. Até 2015 era realizada no Setor 3 do parque. No ano passado passamos para o Galegão e Parque Ramiro Ruedger e foi um grande sucesso, a comunidade gostou muito desse novo modelo.

Terminada a Osterdorf, passamos então para a preparação da Oktoberfest.
É muito gratificante ouvir das pessoas que a Oktoberfest 2.016 talvez tenha sido uma das melhores de todos os tempos. Nós tivemos 530 mil pessoas na festa, o que representa um incremento de 12 a 13% em comparação com 2.015. O chope e a alimentação também registraram aumento no consumo.

Enfim, uma festa muito organizada e super bem avaliada. Isso reflete na questão financeira. Tivemos um superávit de 3,2 milhões de reais, isso significa oito vezes mais que a Oktoberfest de 2.012, o que mostra que o reconhecimento não é só na qualidade do evento, mas também no resultado financeiro.
Vale lembrar que esse superávit da festa é aplicado em outros eventos gratuitos para a comunidade blumenauense, como o Natal e a Páscoa e na melhoria da infra-estrutura turística da cidade.

Blumenau hoje é uma das poucas cidades de Santa Catarina que de fato investe em infra-estrutura para o turismo. Não é a toa que esse nosso momento é muito bom.
Após a Oktoberfest, fomos para organização do projeto Magia de Natal, que surpreendentemente teve um incremento de mais 40% no público. Chegamos a 240 mil pessoas que acompanharam os desfiles, a Vila de Natal e a Feira de Artesanato. Foi realmente um grande sucesso.

Já entrando em 2017, a Sommerfest teve um crescimento de 3% do público e o mais importante, 35% de aumento de turistas que visitaram a festa. Isso significa que em todas as nossas ações de divulgação no litoral, conseguimos atrair para a Sommerfest, esses turistas que estão na região para as férias de verão.
Um aumento significativo foi registrado no consumo de chope. Foram consumidos 14% a mais em relação a 2016 e na alimentação 16%.

Isso mostra que o público que veio é bem mais qualificado, gostou do evento. Comeu e bebeu mais. Alcançamos 33 mil pessoas na edição desse ano, o que mostra que a Sommerfest é um produto consolidado e que cresce cada vez mais. Nas próximas semanas, já teremos algumas definições com relação à edição de 2.018.

Curtindo Blumenau: Surpreendeu o aumento de turistas na festa? Visto que o litoral catarinense registrou queda nesse número?

Guilherme: Isso só mostra que evento está cada vez mais bem avaliado. As opções de conforto, oferta gastronômica, qualidade musical e opções de bebidas acho que atrai o nosso visitante.
A divulgação da Sommerfest, que vendemos como a Oktoberfest de verão, já inicia no começo do ano. Esse ano não será diferente, já final de fevereiro e começo de março já começaremos essa divulgação.

O que talvez surpreendeu um pouco foi esse aumento de 35% no número de turistas, que é um número bastante expressivo, mas creio que isso é resultado de todo trabalho de divulgação realizado durante o ano. Esse é um público com um poder aquisitivo um pouco maior, o que de certa forma explica o aumento no consumo de chope e de alimentação.

A partir de agora já estamos projetando o Festival Brasileiro da Cerveja 2.017, que é um evento muito grande. Nós já temos todos os stands do festival comercializados desde agosto do ano passado. Essas cervejarias já se programam com muita antecedência para vir para esse evento, que é um dos mais importantes festivais de cerveja artesanal, do mercado Craft Beer do mundo. Talvez um dos três ou quatro mais importantes festivais do mundo.
Teremos neste ano a ampliação da Feira da Cerveja em 25% da área. Então a feira acontece ao mesmo tempo do festival no Setor 3, trazendo os mais importantes fabricantes de equipamentos do setor cervejeiro, serviços e insumos, trazendo um público altamente qualificado para Blumenau. Não só um público de entretenimento, que muito haver com o festival, mas também um público de negócios. A feira é muito procurada também pelos nossos produtores caseiros de cervejas, que cada vez cresce mais. Eles freqüentam a feira em busca de panelas e equipamentos para poder melhorar sua produção caseira de cerveja e quem sabe no futuro vir a se tornar uma cervejaria. Por tudo isso é que Blumenau consolida-se como Capital Brasileira da Cerveja.
E ainda temos o Concurso Brasileiro de Cerveja. Neste ano teremos 61 jurados, destes 35 internacionais. Novamente batemos recorde de inscrições. O concurso se consolida como um dos mais importantes do mundo. Temos para essa edição mais de 2 mil cervejarias inscritas, o que representa quase 70% do total de cervejarias artesanais do país.

Dez dias após o Festival da Cerveja, iniciamos a Osterdorf, novamente no Parque Ramiro Ruedger e no Galegão.

Com nova gastronomia, novas oficinas e feira de artesanato, a Vila de Páscoa é mais um evento que se consolida para os blumenauenses e quem sabe, com o decorrer dos anos, consigamos também atrair muitos turistas para esse evento.

Depois disso temos o calendário de eventos da Vila Germânica, como o Torneio de Canastra, a Cãominhada que é um dos maiores eventos de caminhada com animais de estimação do Brasil e voltamos então o foco para Oktoberfest. Esse ano terá um feriado prolongado, então por conta disso e da boa divulgação que vem sendo feita, esperamos um público maior que ano passado, algo em torno de 560 a 580 mil pessoas. Já nos próximos dias estaremos encaminhando o novo processo de licitação para os pontos de gastronomia, que são um dos grandes atrativos da festa.

E fechando o ano, estamos com o projeto da Magia de Natal, com o desafio de fazer aumentar o sucesso que foi a edição de 2.016. Novas atrações e uma festa muito bonita para tentar atrair cada vez mais blumenauenses e turistas para esse evento. E o Reveillon também já está confirmado esse ano. Um evento que atrai mais de 50 mil pessoas e será um grande sucesso novamente.

Esse é o nosso calendário. Um ano corrido, pois o Parque Vila Germânica nunca pára. Mas o que nos deixa feliz é que o resultado de todo esse trabalho está aparecendo.

Curtindo Blumenau: Gostaria de falar sobre Pomerode. Na Sommerfest, a realeza da Festa Pomerana esteve presente divulgando a festa de lá. Surgiram alguns comentários nas redes sociais, que seria jogar contra, ajudando a divulgar a festa deles. Pomerode tem muitos eventos parecidos com os nosso, ela é uma cidade parceira ou concorrente de Blumenau?

Guilherme: Pomerode é uma cidade absolutamente parceira. Os nossos eventos são complementares.

Pomerode tem um grande evento de Páscoa, maior que o nosso, mas temos espaço para as duas. Assim como o nosso Natal tem um porte maior que o deles.
O que acontece, é quando você vende um destino turístico nas agências de viagens, o turista vai, por exemplo, para o Beto Carrero, vem para Blumenau e também para Pomerode. São destinos absolutamente complementares e assim precisa ser encarado. Nenhuma cidade é concorrente da outra, mas precisam sim trabalhar com sinergia neste contexto do Vale Europeu, com o objetivo de fato atrair mais visitantes. É o conjunto de toda a nossa região, Blumenau, Pomerode, Alto Vale e Litoral, conseguimos criar atrativos para que o turista em toda nossa região. Volto a dizer, não somos concorrentes. Somos cidades irmãs no turismo.

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