Guilherme Benno Guenther - Diretor Financeiro do
Parque Vila Germânica
Foto e entrevista: Luciano Bernz | Curtindo Blumenau
Ele expressou felicidade ao falar dos números de 2.016 e as expectativas para 2.017.
O Curtindo Blumenau foi até o Parque Vila Germânica na tarde deste terça-feira (07), onde conversamos com o Diretor Financeiro do parque, Guilherme Benno Guenther.
Na entrevista, ele conta como foi o ano de 2.016 para a Vila Germânica e das expectativas, que por sinal são ótimas, para 2.017.
Acompanhe a entrevista:
Curtindo Blumenau: Guilherme, como foi o ano de 2.016 para o Parque Vila Germânica e qual a
expectativa para 2.017?
Guilherme: 2016 Não foi um ano muito fácil para
a economia do país. Foram muitas dificuldades, que já eram previstas por
questões de ordem política e tal. Num contexto geral, para a área de turismo e
eventos não foi diferente, principalmente para a área de eventos.
Foram poucos
os eventos no país que tiveram crescimento de público, mas, em todos os eventos
do Parque Vila Germânica nós registramos esse crescimento, o que nos deixa
muito felizes.
Tivemos em
2016 um grande Festival Brasileiro da Cerveja, com a novidade que foi a Feira
Brasileira da Cerveja, envolvendo toda a indústria de maquinários, serviços e
insumos para fabricação de cerveja.
Foi uma
edição extraordinária do Festival da Cerveja.
O Concurso
Nacional da Cerveja, que vem se fortalecendo a cada ano, teve no ano passado
mais de 1.400 rótulos.
Logo após
tivemos a Osterdorf – A Vila de Páscoa, que teve uma grande repercussão pela
mudança do espaço. Até 2015 era realizada no Setor 3 do parque. No ano passado
passamos para o Galegão e Parque Ramiro Ruedger e foi um grande sucesso, a
comunidade gostou muito desse novo modelo.
Terminada a
Osterdorf, passamos então para a preparação da Oktoberfest.
É muito
gratificante ouvir das pessoas que a Oktoberfest 2.016 talvez tenha sido uma
das melhores de todos os tempos. Nós tivemos 530 mil pessoas na festa, o que
representa um incremento de 12 a 13% em comparação com 2.015. O chope e a
alimentação também registraram aumento no consumo.
Enfim, uma
festa muito organizada e super bem avaliada. Isso reflete na questão
financeira. Tivemos um superávit de 3,2 milhões de reais, isso significa oito
vezes mais que a Oktoberfest de 2.012, o que mostra que o reconhecimento não é
só na qualidade do evento, mas também no resultado financeiro.
Vale lembrar
que esse superávit da festa é aplicado em outros eventos gratuitos para a
comunidade blumenauense, como o Natal e a Páscoa e na melhoria da
infra-estrutura turística da cidade.
Blumenau
hoje é uma das poucas cidades de Santa Catarina que de fato investe em
infra-estrutura para o turismo. Não é a toa que esse nosso momento é muito bom.
Após a
Oktoberfest, fomos para organização do projeto Magia de Natal, que
surpreendentemente teve um incremento de mais 40% no público. Chegamos a 240
mil pessoas que acompanharam os desfiles, a Vila de Natal e a Feira de Artesanato.
Foi realmente um grande sucesso.
Já entrando
em 2017, a Sommerfest teve um crescimento de 3% do público e o mais importante,
35% de aumento de turistas que visitaram a festa. Isso significa que em todas
as nossas ações de divulgação no litoral, conseguimos atrair para a Sommerfest,
esses turistas que estão na região para as férias de verão.
Um aumento
significativo foi registrado no consumo de chope. Foram consumidos 14% a mais
em relação a 2016 e na alimentação 16%.
Isso mostra
que o público que veio é bem mais qualificado, gostou do evento. Comeu e bebeu
mais. Alcançamos 33 mil pessoas na edição desse ano, o que mostra que a
Sommerfest é um produto consolidado e que cresce cada vez mais. Nas próximas
semanas, já teremos algumas definições com relação à edição de 2.018.
Curtindo Blumenau: Surpreendeu o aumento de turistas na festa? Visto que o litoral
catarinense registrou queda nesse número?
Guilherme: Isso só mostra que evento está cada
vez mais bem avaliado. As opções de conforto, oferta gastronômica, qualidade
musical e opções de bebidas acho que atrai o nosso visitante.
A divulgação
da Sommerfest, que vendemos como a Oktoberfest de verão, já inicia no começo do
ano. Esse ano não será diferente, já final de fevereiro e começo de março já
começaremos essa divulgação.
O que talvez
surpreendeu um pouco foi esse aumento de 35% no número de turistas, que é um
número bastante expressivo, mas creio que isso é resultado de todo trabalho de
divulgação realizado durante o ano. Esse é um público com um poder aquisitivo
um pouco maior, o que de certa forma explica o aumento no consumo de chope e de
alimentação.
A partir de
agora já estamos projetando o Festival Brasileiro da Cerveja 2.017, que é um
evento muito grande. Nós já temos todos os stands do festival comercializados
desde agosto do ano passado. Essas cervejarias já se programam com muita antecedência
para vir para esse evento, que é um dos mais importantes festivais de cerveja
artesanal, do mercado Craft Beer do mundo. Talvez um dos três ou quatro mais
importantes festivais do mundo.
Teremos neste
ano a ampliação da Feira da Cerveja em 25% da área. Então a feira acontece ao
mesmo tempo do festival no Setor 3, trazendo os mais importantes fabricantes de
equipamentos do setor cervejeiro, serviços e insumos, trazendo um público
altamente qualificado para Blumenau. Não só um público de entretenimento, que
muito haver com o festival, mas também um público de negócios. A feira é muito
procurada também pelos nossos produtores caseiros de cervejas, que cada vez
cresce mais. Eles freqüentam a feira em busca de panelas e equipamentos para
poder melhorar sua produção caseira de cerveja e quem sabe no futuro vir a se
tornar uma cervejaria. Por tudo isso é que Blumenau consolida-se como Capital
Brasileira da Cerveja.
E ainda
temos o Concurso Brasileiro de Cerveja. Neste ano teremos 61 jurados, destes 35
internacionais. Novamente batemos recorde de inscrições. O concurso se
consolida como um dos mais importantes do mundo. Temos para essa edição mais de
2 mil cervejarias inscritas, o que representa quase 70% do total de cervejarias
artesanais do país.
Dez dias
após o Festival da Cerveja, iniciamos a Osterdorf, novamente no Parque Ramiro
Ruedger e no Galegão.
Com nova gastronomia,
novas oficinas e feira de artesanato, a Vila de Páscoa é mais um evento que se
consolida para os blumenauenses e quem sabe, com o decorrer dos anos,
consigamos também atrair muitos turistas para esse evento.
Depois disso
temos o calendário de eventos da Vila Germânica, como o Torneio de Canastra, a
Cãominhada que é um dos maiores eventos de caminhada com animais de estimação
do Brasil e voltamos então o foco para Oktoberfest. Esse ano terá um feriado
prolongado, então por conta disso e da boa divulgação que vem sendo feita,
esperamos um público maior que ano passado, algo em torno de 560 a 580 mil
pessoas. Já nos próximos dias estaremos encaminhando o novo processo de
licitação para os pontos de gastronomia, que são um dos grandes atrativos da
festa.
E fechando o
ano, estamos com o projeto da Magia de Natal, com o desafio de fazer aumentar o
sucesso que foi a edição de 2.016. Novas atrações e uma festa muito bonita para
tentar atrair cada vez mais blumenauenses e turistas para esse evento. E o
Reveillon também já está confirmado esse ano. Um evento que atrai mais de 50
mil pessoas e será um grande sucesso novamente.
Esse é o
nosso calendário. Um ano corrido, pois o Parque Vila Germânica nunca pára. Mas o
que nos deixa feliz é que o resultado de todo esse trabalho está aparecendo.
Curtindo Blumenau: Gostaria de falar sobre Pomerode. Na Sommerfest, a realeza da Festa
Pomerana esteve presente divulgando a festa de lá. Surgiram alguns comentários
nas redes sociais, que seria jogar contra, ajudando a divulgar a festa deles.
Pomerode tem muitos eventos parecidos com os nosso, ela é uma cidade parceira
ou concorrente de Blumenau?
Guilherme: Pomerode é uma cidade absolutamente
parceira. Os nossos eventos são complementares.
Pomerode tem
um grande evento de Páscoa, maior que o nosso, mas temos espaço para as duas. Assim
como o nosso Natal tem um porte maior que o deles.
O que
acontece, é quando você vende um destino turístico nas agências de viagens, o
turista vai, por exemplo, para o Beto Carrero, vem para Blumenau e também para
Pomerode. São destinos absolutamente complementares e assim precisa ser encarado.
Nenhuma cidade é concorrente da outra, mas precisam sim trabalhar com sinergia
neste contexto do Vale Europeu, com o objetivo de fato atrair mais visitantes. É
o conjunto de toda a nossa região, Blumenau, Pomerode, Alto Vale e Litoral,
conseguimos criar atrativos para que o turista em toda nossa região. Volto a
dizer, não somos concorrentes. Somos cidades irmãs no turismo.
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