Receitas

Tradução

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Oficina ensina técnica de pintura camponesa


Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Estilo Bauernmalerei surgiu no século XVII e é muito difundido na região dos Alpes Europeus.

Estão abertas as inscrições para a aula de pintura Bauernmalerei com a professora Sandra Bugmann. A oficina com a duração de três horas está programada para o dia 13 de novembro, das 19h às 22h, na Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O propósito é ensinar os primeiros passos desta técnica que faz parte da cultura germânica muito presente em Blumenau. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas pelo fone (47) 9 9112-4295 – WhatsApp. As vagas são limitadas.

A pintura folclórica alemã oriunda do século XVII é muito difundida na região dos Alpes Europeus. A ideia da experiência é voltar no tempo, em momento de conversas, enquanto se aprende a pintar e a conhecer a história dessa técnica com a qual os camponeses traziam para o interior de suas casas as cores e a alegria da vida no campo, em pleno e rigoroso inverno.

Será ensinada a pincelada básica que é a principal característica do estilo, que é espontânea e gestual. Na oficina, além desse contato com a parte histórica e cultural, também serão abordadas informações sobre o material, tipos de tintas, pincéis, preparação das superfícies, transferência de risco, acabamento e cuidados com as peças. Para treinar a pincelada, será feito um exercício para treinamento e realizada a pintura de uma placa de 30 cm x 21 cm aproximadamente, que poderá ser levada pelo aluno.

Tradições

Cada participante recebe também uma apostila com os primeiros passos e dois riscos. O material para a pintura durante a experiência será fornecido pela professora. “O convite é para que a pessoa venha vivenciar um pouco da cultura da nossa região, que encontra nas tradições germânicas a valorização do amor e da vida, na busca pela beleza e alegria para a superação dos desafios”, destaca Sandra. “Essa oficina não requer conhecimentos e habilidades prévias. É necessário se inscrever, pois as vagas são limitadas.”

Sandra Bugmann é apaixonada por arte, artesanato, pelo universo craft e o resgate dos trabalhos manuais. “Venho me dedicando há mais de 20 anos ao estudo das pinturas folclóricas, também conhecidas como folk art, principalmente da técnica Bauernmalerei”, diz ela, que é graduada em Licenciatura em Artes, com Mestrado em Educação e especialização em Direção de Criação.

Além da prática como pintora e professora de pintura desta técnica há mais de 20 anos, Sandra também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e idosos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda. Participou em 1997 do Pavilhão Cultural durante a Oktoberfest representando a pintura Bauernmalerei.

Saiba mais

Oficina de Bauernmalerei

Ministrante: Sandra Bugmann

Quando: quarta-feira, dia 13 de novembro, das 19h às 22h

Local: Secretaria Municipal de Cultura – Rua XV de Novembro, 161, Centro

Inscrições: pelo fone (47) 9 9112-4295 – WhatsApp

Vagas: 10

Valor: R$ 100 por participante

Nenhum comentário:

Postar um comentário