Fotos: Divulgação
Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Noite festiva contará com a tradicional conversa com os artistas, visita às salas expositivas, homenagens, declamação de poesias e show musical.
Uma das atrações da abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), nesta quinta-feira, dia 8, será o lançamento de cinco livros: Amigos além da eternidade, de Wilson Pereira Figueredo; Oktoberfest de Blumenau, de Renê Müller, José Geraldo Reis Pfau, Emílio Rossmark Schramm e Sérgio Fernando Hess de Souza; Vô, conta uma história, de Maria de Lourdes Scotini Heiden; Os céus de Alex Budag e Caminhos para a Evolução, de Alex e Patrícia Bogo Münsfeld. O evento começa às 19h com a conversa com os artistas, seguindo de visita às salas expositivas, homenagens, declamação de poesias e apresentação da Banda Municipal de Blumenau. A entrada é franca.
Em Amigos além da eternidade, o quarto livro de autoria de Wilson Pereira Figueredo, escrito em linguagem simples e atual, o autor fala de uma amizade que transcende os laços sanguíneos. Em um mundo onde prevalece o egocentrismo, uma amizade verdadeira se torna cada vez mais uma raridade. Nessa história, Alan Patrick e Sarah Maria mostram que uma amizade pode ser sincera e duradoura. Nesse tempo moderno onde a moda são as relações virtuais, essa dupla ensina que estão nas coisas simples do dia a dia as condições para o encontro da verdadeira felicidade. O livro em formato de romance leva o leitor a fazer uma bela viagem em uma história surpreendente.
Natural do estado do Paraná, residindo em Blumenau há 34 anos, Wilson é apaixonado pela escrita, leitura, música, comunicação, tecnologia e pela família. Formado em psicologia com atuação na área clínica, é especialista em Saúde Mental e Tanatologia. Atua também como palestrante, profissional Self Coach e Life Coach.
Outro importante lançamento na noite é o livro Oktoberfest de Blumenau. Sempre que se encontravam, os empresários Emílio Rossmark Schramm e Sérgio Fernando Hess de Souza renovavam uma promessa: registrar para a posteridade os testemunhos e memórias suas de dezenas de representantes do comércio, da hotelaria e da comunidade blumenauense, relativos à organização da primeira edição da Oktoberfest, em 1984.
Tradições
Assim, surgiu o livro "Oktoberfest de Blumenau". A obra tem Schramm e Hess de Souza como idealizadores, o publicitário José Geraldo Reis Pfau como coordenador editorial e textos e pesquisa do jornalista Renê Müller. A edição conta com o apoio do Sindilojas Blumenau e de Hess & Arend Advogados.
Pouca gente conhece, de fato, a origem da festa alemã mais popular das Américas. A ideia começou a ser germinada já em meados da década de 1970, e encontrou respaldo nas primeiras composições da Comissão Municipal de Turismo. Depois de tentativas infrutíferas, os empresários do comércio e da hotelaria da cidade finalmente fecharam a parceria com o prefeito Dalto dos Reis. No final de 1983, tomaram a frente da comissão que organizou a primeira festa, em outubro de 1984, com o apoio promocional da administração municipal.
Leitura infantil
Para a criançada, Maria de Lourdes Scotini Heiden lança o livro Vô, conta uma história. É um livro infantil ilustrado com 14 histórias variadas. Alguns personagens são confeccionados em forma de dedoches (fantoches de dedos) e há instruções e moldes para a criança criar e montar os seus. As nove primeiras histórias apresentam crianças em situações do cotidiano, envolvendo elementos da natureza, animais de estimação e algum familiar. Na segunda parte todas se encontram na fazenda de Tonico, personagem da segunda história, e vivem aventuras variadas. Na fazenda há uma biblioteca mágica e muitas brincadeiras. Lá estão Dona Carochinha e Mamãe Ganso. Código Sete, personagem de outro livro da autora com fantoches, também vai para lá. Em meio aos livros e mistérios, as crianças são envolvidas pelas situações e se divertem.
Histórias de um aviador
Os céus de Alex Budag e Caminho para a evolução, obras compiladas por Alex e Patricia Bogo Münsfeld, serão mais dois lançamentos da noite que trazem a história e experiência de vida dos autores. O piloto de aeronaves Alex nasceu em Blumenau no dia 4 de agosto de 1926, filho de Hermínia Rudiger e Bruno Budag. Em Os céus de Alex Budag estão relatados os fatos mais marcantes de sua vivência de aviador. Os caminhos por onde esteve deram origem a uma segunda obra chamada Caminho para a evolução, que apresenta uma compilação de mais de 200 cartas psicografadas por Alex Budag, recebidas entre os anos de 1992 e 2002. Além destas, outras cartas de conteúdo semelhante continuam sendo recebidas pelo médium.
5ª Temporada de Exposições
Abertura: quinta-feira, 8 de novembro
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura, lançamento de livros, declamação de poema, apresentações artísticas e musicais
Visitas: até 17 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário