quarta-feira, 3 de julho de 2019
Exposição itinerante de Simão Gramlich chega à Furb
Por: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Mostra conta a trajetória do arquiteto no Brasil, especialmente os 36 anos em que ele viveu em Blumenau.
A exposição itinerante "Simão Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau" abriu ao público na terça-feira, dia 2, na Biblioteca Universitária Martinho Cardoso da Veiga, no Salão Angelim, no Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A mostra recebeu mais de 700 pessoas quando esteve no Mausoléu Dr. Blumenau. Neste novo local, as visitas podem ser feitas até o dia 30 de agosto. O projeto proposto por Iara Claudineia Stiehler Coninck foi aprovado no Edital 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz e conta com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC). A entrada é gratuita.
A exposição conta a trajetória do arquiteto Simão Gramlich no Brasil, especialmente os 36 anos em que ele viveu em Blumenau. Todas as informações apresentadas são frutos de uma extensa pesquisa feita pela historiadora Thayse Fagundes e Braga, que atualmente está escrevendo uma tese de doutorado sobre o arquiteto.
O ineditismo desta mostra é a apresentação das obras residenciais e comerciais de Gramlich para Blumenau, até então desconhecidas. O arquiteto é famoso pela autoria de projetos como os da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, Igreja Matriz São João Batista, em São João Batista, e Igreja Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque.
A partir dos estudos em Blumenau já se pode compreender melhor a atuação do arquiteto em Santa Catarina. Sabe-se que apenas nesta cidade ele conduziu mais de 500 projetos, sendo que 72 dos que foram concretizados ainda existem e estão identificados em um mapa na exposição.
Para complementar ainda mais a apresentação das obras de Simão Gramlich ao público, no dia 13 de agosto às 9h, no auditório da Biblioteca da Furb (Campus 1), haverá uma palestra com o arquiteto urbanista Ronaldo Wink, especialista nas obras de Gramlich desenvolvidas no Rio Grande do Sul.
Exposição itinerante "Simão Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau"
Período: até 30 de agosto
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h45, e sábado das 7h às 17h
Local: Biblioteca Universitária Martinho Cardoso da Veiga - Salão Angelim, Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (Furb)
Entrada gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário