Receitas

Tradução

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Memória Digital: bonecas do século 19

Foto: Divulgação / FCB


Presentear uma criança com a boneca "cabeça de porcelana" era a realização de um desejo infantil.

Na região de Blumenau, dentro do processo civilizatório de origem alemã, presentear uma menina com a boneca “cabeça de porcelana” era a realização de um desejo infantil compartilhado em família. Este grande acontecimento ocorria na noite de Natal.

Antes da industrialização, Paris mantinha um intercâmbio de materiais com a Alemanha, que produzia em grandes quantidades as pastas de porcelana e as ceras que eram usadas para a confecção do rosto das bonecas, produzidos principalmente na Thunringia e Nurenberg. Havia, ainda, as bonecas de luxo, únicas, ou as grandes séries em madeira, também fabricadas na Alemanha e comercializadas na França. As indústrias de manufatura de bonecas cresceram muito na Europa. No século 19, a Alemanha dominou o mercado mundial com muitas fábricas de “cabeças de porcelana”, as quais posteriormente eram anexadas aos corpos. Se antes as bonecas constituíam-se num artigo de luxo, com o tempo tornaram-se mais acessíveis para as classes menos abastadas. Mesmo assim, esta representação do mundo lúdico infantil não perdeu a qualidade. Com o tempo, as bonecas “cabeças de porcelana” e “biscuit” tornaram-se conhecidas e populares.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / https://museudosbrinquedos.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário