Receitas

Tradução

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Gervásio Tessaleno Luz lança nova obra no dia 26 de outubro, em Blumenau

Foto: Giselle Tarnowski Spergort 

O evento ocorre às 19h, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, é gratuito e aberto à comunidade.


O olhar azul e sereno revela um homem cheio de histórias para contar. O sorriso livre, liberto, indica um ser humano que ama viver. Durante a conversa, ele diz que plantou inúmeras árvores, que os filhos que teve foram os alunos pelos colégios em que foi professor e que os escritos, os textos, a crônica, o jornalismo, foram e são até hoje o combustível da sua vida. No dia 26 de outubro, o jornalista, professor e escritor Gervásio Tessaleno Luz lança o livro de crônicas Máximas do Barão de Itapuí, obra que resume um pouco das histórias do homem que escolheu o Vale do Itajaí como amor e morada. O evento ocorre na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, em Blumenau, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. O livro Máximas do Barão de Itapuí é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e será distribuído gratuitamente ao público presente.
Eu andava com vontade de reunir crônicas que teriam o título Bichos, gente e coisas. Minha coordenadora editorial, a escritora Terezinha Manczak, achou o título um tanto simplório e ao saber que em um empório da minha rua, a Itapuí, tinham me batizado, provavelmente por ironia, de Barão de Itapuí, um tanto pomposo, bolou o novo nome: Máximas do Barão de Itapuí. Eu não me autointitulei com título nobre, como o fez Aparício Torelly, o Aporelly, jornalista de humor, gaúcho, mas fixado no Rio de Janeiro, o famoso Barão de Itararé”, explica com bom humor Gervásio Tessaleno Luz.
Segundo o escritor, o critério de seleção partiu de uma pesquisa sobre crônicas, todas atemporais e que merecessem ficar registradas em livro. “Tornou-se costume os escritores depois de verem seus textos impressos em jornais selecionar os melhores e lançá-los em livros. O jornal passa, é esquecido. O livro garante a sua sobrevivência”, diz. O volume traz crônicas escritas a partir dos anos de 1980 até os dias atuais. “Passei 30 anos lecionando Português (Literatura Brasileira e Portuguesa, Comunicação e Oratória), aposentado do magistério, não deixo passar uma semana sem escrever uma crônica, pelo menos. Com estilo simples e claro, falando de Blumenau, gente e coisas de toda nossa região, usando quase sempre humor, talvez faça com que eu tenha uns 33 leitores cativos”, brinca o jornalista.
Nos dias 24 e 27 de outubro o escritor e jornalista fará palestra e roda de conversa sobre o gênero crônica em dois locais de Blumenau. No dia 24, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, das 14h às 15h, e no dia 27, na Biblioteca Moacir Bosco Galliani, Faculdade Senac, das 14h às 15h. Todas com entrada gratuita.
O AUTORGervásio Tessaleno Luz nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, em 25 de agosto de 1942. Aos 12 mudou-se para Blumenau, onde vive até hoje. Estudou em Curitiba e Rio de Janeiro. Adotou o pseudônimo de Tessaleno, incorporado ao verdadeiro nome, desde a sua estreia na imprensa em 1964. Respondeu pela direção da sucursal do jornal O Estado, durante a década de 1970. Exerceu o colunismo e editou cultura no Jornal de Santa Catarina nos anos de 1980. A coluna Tessaleno bateu ponto em mais de 60 jornais e em quatro revistas. Dedicou-se ao jornalismo, ao magistério e à literatura. Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Oratória e Literatura nos mais importantes colégios de Blumenau. Em 2001, lançou o livro Rio que passa em nossas vidas, pela Editora Cultura em Movimento. Em 2007, Crônica, doce crônica; pelo Instituto Evoluir. Em 2014, lançou o livro O pensamento vivo de Frei Odorico, um bem-amado, pela Nova Letra Gráfica e Editora. Em 2015, o livro infantil A casa dos nonos, pela Estúdio Criação, e, em 2017, Máximas do Barão de Itapuí, pela Editora 3 de Maio. 
SERVIÇOLançamento do livro Máximas do Barão de Itapuí, por Gervásio Tessaleno Luz
26 de outubro, às 19h
Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller (Alameda Duque de Caxias, 64 - Centro, Blumenau)
A obra será distribuída gratuitamente para o público presente
Entrada gratuita e aberta à comunidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário